As peneiras Estáticas e Rotativas têm como principal função, separar os líquidos dos sólidos. Aqui na Acetecno você encontra dois modelos de peneiras, são elas: estática e rotativa.
Visando trazer toda a segurança para a água e efluente da sua indústria, elas irão agregar ainda mais qualidade aos processos internos de sua empresa.
Neste artigo nos aprofundamos no assunto, explicando um pouco mais sobre os dois tipos de peneiras presentes na Acetecno e a sua forma de funcionamento. Boa leitura!
Peneira Estática
A peneira estática se trata de uma caixa com uma tela, sendo responsável por separar a parte líquida dos sólidos, fazendo a retenção dos resíduos sólidos.
Por conta de sua geometria curvada, a tela da peneira se mantém limpa durante todo o seu funcionamento.
Este é um modelo de tratamento recomendado para os sistemas de tratamento de água ou efluentes, em que a quantidade de sólidos é muito mais alta (como por exemplo, efluentes de frigoríficos e/ou entrada de ETE).
Peneira Rotativa
A peneira rotativa se trata de um cesto rotativo, com uma tela metálica de fabricação própria.
A tela metálica tem como principal objetivo, separar a parte líquida do restante dos sólidos, da mesma forma que a peneira estática, mas um de seus grandes diferenciais é o chuveiro interno, que mantém este sistema sempre limpo.
Um estilo de peneira que apresenta grande robustez, evoluindo constantemente com o passar dos anos, tendo uma vida útil longa.
Como funciona cada peneira?
Agora, vamos te apresentar as formas de funcionamento de cada um desses sistemas, confira!
- Peneira Estática: logo na entrada do efluente no equipamento, existe uma caixa chamada “transbordo”, ela é responsável por receber o efluente bruto (sujo), ali acontece a diminuição da turbulência do líquido, dando a vazão correta ao líquido, despejando o mesmo sobre a tela filtrante.
- Peneira Rotativa: no interior do sistema, existe uma espécie de helicóide (uma superfície em formato de hélice), com a finalidade de empurrar os sólidos para fora do tambor rotativo, indo para a extremidade oposta da alimentação, sendo eliminada pelo funil coletor. Já na parte interna do tambor, é realizada a instalação do sistema de higienização, que tem como função, desobstruir através de um jato de água, todos os orifícios da tela filtrante.
Fabricação na Acetecno
A Acetecno possui muita experiência na fabricação de Peneira Estática e Rotativa. Com nossa fabricação própria e exclusiva de telas e cestos filtrantes, conseguimos entregar qualidade em nossos equipamentos, visto que são confeccionados sob medida para atender a toda e qualquer necessidade.
A Peneira Estática, conta com o formato e distribuição desejado pelo cliente, com capacidade de 10 a 300 m³/h e tela com filtração de 0,5 a 5 mm. Com baixo custo de investimento e manutenção, este sistema é fácil de ser instalado e não há a necessidade de energia elétrica para o seu funcionamento.
Já a Peneira Rotativa, é menor em relação à de nossos concorrentes, ocupando menos espaço e encaixando de forma fácil no lugar desejado dentro da sua fábrica. Além disso, podemos destacar também a capacidade da Peneira Rotativa que é de 10 a 700 m³/h e a tela com filtração de 0,5 a 5 mm. Com operação automática, encapsulamento e painel de controle conforme a norma NR-12 e NR-10, este é um sistema com operação contínua.
Sobre a Acetecno
A Acetecno atua no mercado desde 1990 e é responsável por oferecer soluções em Sistemas de Tratamento de Água (projetos, equipamentos, suporte e peças) e filtros para os mais diversos segmentos do mercado, oferecendo também o serviço de ultrafiltração.
Ficou interessado e quer saber mais? Vamos conversar! Clique aqui e entre em contato.